Serra do Rio do Rastro

E aí, só de ver a foto já deu vontade de pegar o carro e subir essa serra? Se sim, segue comigo que vou te contar mais sobre a Serra do Rio do Rastro e o que tem nessa região tão maravilhosa do Brasil, apelidada de “Patagônia Brasileira”.

O nome oficial da estrada é SC-390. Só pelo nome, já dá para saber que ela fica no estado de Santa Catarina. Mas, você sabe quantas curvas tem este trecho mega sinuoso? Pois é, ele tem um total de 284 curvas e está localizado entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Com um total 23 km, sendo 16 km asfalto e 7km concreto, o trecho é cheio de subidas íngremes, curvas de 180° e vários mirantes para observar esta linda paisagem montanhosa.

Agora, chega de falar da estrada e vamos falar o que a Serra do Rio do Rastro tem de tão especial. 

O Sul de Santa Catarina é uma região famosa por seus cânions. Sendo os principais o Fortaleza e o Itaimbezinho, localizados nos Parques Nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral. Os quais, são ótimos destinos se você estiver de passagem pela região. Mas, se você não quer ir muito longe, o Cânion Laranjeiras fica a apenas 12 km de Bom Jardim da Serra e é um destino igualmente bonito.

Além dos cânions e Serras, você pode visitar as maravilhosas vinícolas, degustar os vinhos e entender mais sobre a produção desta bebida tradicional. Recomendo as vinícolas: Villa Francioni, Monte Agudo, Pericó, Quinta da Neve e Villaggio Bassetti. A primeira, tem o famoso Vinho Rosé, que a Madonna (sim, a cantora), após sua visita no Brasil encomendou várias caixas. 

Já está ansioso para programar sua viagem? Então, se liga nessa dicas para torná-la a melhor possível.

Dicas

A estrada para o Cânion Laranjeiras é de terra e carros baixos podem passar por apuros em tempos ruins. Se você preferir, pode contratar um guia. A entrada para o passeio custa R$ 10,00.

A SC-390 é tão maravilhosa de noite, quando ela é de dia. Dos mirantes é possível ver as luzes da estrada e cidades no horizonte. 

Artigo anteriorPico Paraná
Próximo artigoMorro da Igreja
Meu nome é Felipe Pessina, eu tenho 22 anos e sou estudante de computação na Unicamp. Eu cresci no interior de São Paulo em Lençóis Paulista. Mas, como para todo viajante, a cidade era muito pequena para mim. Então criei o Roteiros Práticos, para compartilhar minhas experiências, aprendizados e roteiros ajudando vocês a viajarem mais e melhor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui