cachoeira do meu deus

Você sabe qual a cachoeira eleita a mais bonita do Estado de São Paulo? Se não, segue comigo neste post que vou te contar tudo sobre a Cachoeira do Meu Deus e as outras 13 quedas d’água que você irá cruzar a caminho desta maravilha.

Ela está localizada no Sul do Estado de São Paulo, no Vale do Ribeira. Esta região abriga mais de 61% da vegetação remanescente de um dos biomas mais diversificados do mundo, a Mata Atlântica. Além da diversidade da fauna e flora, o Vale do Ribeira está repleto de trilhas que vão te levar a cachoeiras, cavernas e grutas.  

Os 3 principais Parques Estaduais da região, que abrigam a maioria dos passeios e têm a melhor estrutura são: Petar, Intervales e Carlos Botelho. Você pode conferir os sites oficiais ou entrar em contato com as portarias para saber quais os passeios e a dificuldade de cada um. 

Mas, chega de enrolar e vamos falar da cachoeira! Apesar dos Parques abrigarem a maior parte dos passeios, alguns dos pontos mais bonitos, como a Caverna do Diabo e Cachoeira do Meu Deus, estão fora das suas dependências. Os dois estão nas proximidades do município de Eldorado.

O acesso para a paisagem desta foto se dá pela trilha do Vale das Ostras. O trajeto tem extensão de 7 km (demora de 5h a 6h para ser percorrido) e passa por 14 cachoeiras, incluindo a do Meu Deus. A caminhada é feita na mata, com travessias de rios, trechos de rochas e algumas subidas íngremes, mas nada muito complicado. Contanto que você não seja sedentário, não terá problemas no trajeto.

Se você busca mais aventuras, na Cachoeira do Funil é possível praticar rapel nos seus paredões com mais de 20 metros.

E aí, já está com vontade de visitar? Se sim, planeje sua viagem no período de seca, entre abril e novembro.

Gostou do post? Aproveita para compartilhar com seu amigo que curte cavernas e cachoeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui